Portugal's Belt & Road Think Tank

Logo_Pt

Bandeira_Chi

Notícias e Informações


Cerimónia de Abertura da Reunião Ministerial do Fórum de Macau


Na Cerimónia de Abertura da Reunião Ministerial do Fórum de Macau que teve lugar em Macau e online no dia 10 de abril foi reafirmado pelo Primeiro-Ministro Li Keqiang o papel de Macau como Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

O Ministro do Comércio da República da China Wang Wentao referiu que é necessário expandir a cooperação económica e comercial e introduzir novas dinâmicas de cooperação no contexto “Uma Faixa Uma Rota” e afirmou que Macau e Guangdong serão apoiados na construção de um centro de comércio internacional sino-lusófono em Hengqin.

O Embaixador José Augusto Duarte presente na Cerimónia de Abertura lembrou o contributo do Fórum de Macau para a tradução e publicação de obras de autores de língua portuguesa promovendo a proximidade cultural entre os países membros do Fórum e apelou a uma maior ambição de concretizações.

O Chefe do Executivo de Macau Ho Iat Seng, afirmou que está praticamente formada uma plataforma de serviços integrados, entre a China e os países de língua portuguesa, virada para as áreas da investigação científica, medicina tradicional chinesa, cultura, turismo, convenções e exposições, comércio, finanças e do empreendedorismo jovem.

Foi decidido criar em Macau o Centro de Intercâmbio de Prevenção Epidémica China-Países de Língua Portuguesa com o objetivo de aprofundar a cooperação de saúde e a luta contra epidemias e surtos pandémicos.


Vídeo da Cerimónia de Abertura da Reunião Extraordinária Ministerial do Fórum de Macau